cashback

Cashback e as tendências do varejo: como essa prática está transformando a experiência de compra

Em meio aos avanços tecnológicos e no período pós pandêmico, o consumidor passou a ser mais exigente e empresas tiveram de se adaptar para atender a essas exigências e oferecer uma experiência de compra significativa.

O processo de compra hoje tornou- se muito mais eficiente pela facilidade que os recursos tecnológicos oferecem e para conquistar ainda mais o público-alvo, benefícios foram aplicados ao consumidor: como o cashback e as tendências do varejo fornecem um relacionamento mais duradouro com o cliente?

No artigo de hoje você vai entender melhor sobre essas novas mudanças e como se beneficiar com os mecanismos de fidelidade oferecidos pelas empresas. 

Como o cashback surgiu e como ganhou forças nos dias atuais

O conceito de cashback ganhou força em 1986, quando a Discover Financial Services, uma divisão do Morgan Stanley, lançou um cartão de crédito sem taxas anuais e um bônus de cashback em determinadas compras. 

cashback

Avançando para 2021, os cashbacks são promovidos principalmente como um recurso de cartão de crédito em que o titular do cartão ganha uma porcentagem dos gastos elegíveis. 

Isso geralmente é resgatado por meio de um depósito bancário, compensando o saldo do seu cartão de crédito ou um cartão-presente.

No entanto, a introdução do cashback agora é vista como uma forma de apoiar as lojas físicas e e-commerce e oferecerem aos consumidores algumas economias em suas compras regulares. Tem havido uma tendência crescente entre varejistas e consumidores, onde o primeiro obtém maior receita e o segundo alguma economia futura.

Ainda assim, algumas empresas para facilitar ainda mais a experiência de venda dos consumidores, passaram a oferecer cashback sem que dependam de um cartão de crédito, como é o caso do SolBank

De acordo com Statista, a indústria global de cashback deve valer mais de US$ 200 bilhões por ano até 2024, com estatísticas mostrando que 46% dos participantes do cashback consideram isso um passo vital em suas decisões de compra

Segundo essa pesquisa, os varejistas que incluem o cashback como um benefício aos seus clientes aumentaram sua receita até duas vezes e meia mais rápido do que os concorrentes que não os utilizam, gerando retornos 100-400% maiores para seus acionistas.

O benefício do cashback para empresas e consumidores

O cashback geralmente é uma ferramenta mais poderosa para gerar fidelidade e receita para lojas físicas e essas estratégias geram mais benefícios financeiros para os varejistas. 

Os consumidores que recebem pagamentos de cashback não apenas têm maior probabilidade de comprar novamente da mesma empresa, mas, quando o fazem, é provável que aumentem o tamanho de suas compras futuras.

É provável que um cliente visite uma empresa de três a seis vezes por mês, dependendo dos serviços oferecidos e do dinheiro de volta fornecido. 

Como o cashback incentiva os clientes a visitar uma loja com mais frequência para resgatar, com o tempo, ele se converte em vendas regulares e benefícios financeiros para os varejistas. Esta é a razão pela qual os varejistas estão interessados ​​em oferecer maior porcentagem de cashbacks do que descontos.

Há também uma melhor retenção de clientes porque geralmente gera uma maior confiança entre os consumidores. 

Isso incentiva as empresas a dar porcentagens de recompensa mais altas aos usuários, pois é mais provável que eles consigam um cliente recorrente.

Cashback e as tendências do varejo: como essa estratégia desempenha um papel crucial nas compras de comércio físico e online?

O cashback garante compras repetidas, fidelidade do cliente e satisfação do comprador a longo prazo . 

Os clientes agora podem selecionar sites que oferecerão a eles mais oportunidades de economia, porque muitas empresas oferecem cashback. Dessa forma, os consumidores economizam seu dinheiro suado tomando boas decisões.

cashback

Além disso, os especialistas acreditam que receber o cashback pode fazer com que os clientes experimentem um estado passageiro. 

Os consumidores os veem como atos de generosidade e respondem fazendo compras na empresa que oferece esse recurso. Os incentivos de cashback podem melhorar temporariamente a disposição de um cliente para gastar e fazer compras.

Com mais marcas competindo pela fidelidade do cliente, os programas cashback também oferecem um incentivo para os clientes. 

Mas os clientes tendem a gostar mais de cashbacks que vão direto para sua conta do que de sistemas de recompensa por pontos, em que uma pequena porcentagem irrelevante do gasto é creditada na plataforma de viagens, por exemplo. 

Com ofertas de cashback, você não precisa de descontos. Para o cliente, é efetivamente dinheiro grátis, em vez de oferecer 20% de desconto em seu estoque, eles oferecem até 5% de cashback. 

Outro fator importante é durante as festas comemorativas. Devido aos incríveis descontos e vendas que as empresas de comércio eletrônico e físico oferecem durante a temporada de festas, um grande volume de pedidos é realizado. 

Os consumidores antecipam ansiosamente esses momentos para completar todos os itens em suas listas de desejos, além de comprar o necessário. Durante esses descontos, os consumidores aproveitam grandes ofertas em eletrônicos, roupas e produtos cosméticos.

Empresas PME estão acompanhando a tendência

O mundo está atualmente no topo da escada empresarial. Como criar um site é mais simples do que iniciar um negócio físico, a maioria das PMEs (pequenas e médias empresas) em ascensão no setor de e-commerce tem presença na internet. 

Ao estabelecer uma conexão com empresas de cashback, eles descobriram uma nova estratégia para promover seus negócios e aumentar o reconhecimento da marca. É uma maneira econômica e sem riscos de vender seus itens e apresentar seus negócios a um público mais amplo.

Plataformas online ou aplicativos tornaram-se mais populares à medida que o mundo se aproxima de se tornar totalmente digitalizado. Como a digitalização é a resposta, as PMEs e empresas de cashback podem se tornar grandes aliadas.

Conclusão

De fato, o cashback aumentou imensamente a retenção e aquisição de clientes desde a introdução da estratégia no varejo.

Quando se trata de aumentar e expandir rapidamente, o cashback tem consistentemente um bom desempenho ao longo do tempo para as empresas e permanece entre os métodos de ROI mais eficientes e lucrativos para empresas físicas ou online. 

O fato é que manter os consumidores é mais barato do que encontrar novos clientes, e um programa como esse é um excelente método para alcançá-lo. Além disso, traz fidelidade ao cliente e expansão para o negócio. 

Se você busca fornecer uma experiência de compra ao seu cliente saiba que no SolBank você e seu cliente saem ganhando com o cashback. 

Nosso conceito é ajudar empresas e pessoas físicas a construírem um bom relacionamento entre empresa e cliente, e assim usufruem do lucro. Você como empresa pode oferecer em seu comércio varejista cashback nas compras que seus clientes realizarem com você.

Você escolhe quanto de cashback quer oferecer e todas as compras que seus clientes fizerem, ao efetuarem o pagamento via pix receberão na plataforma do SolBank seu dinheiro de volta. 

É um jeito fácil de fidelizar o seu cliente e oferecer uma boa experiência de compra. Afinal, com o SolBank é muito mais fácil ganhar dinheiro com o seu negócio. Seja pequeno, médio ou grande empresa, todos saem ganhando! 

Veja como o SolBank pode impactar positivamente nos seus negócios ao adotar o cashback na empresa e como pode crescer efetivamente gerando bons resultados, além de conquistar mais clientes para a sua empresa. Não perca mais tempo e faça hoje mesmo seu cadastro conosco. 

Conversar
Fale conosco
Olá, podemos te ajudar?
preloader