Em meio aos avanços tecnológicos e no período pós pandêmico, o consumidor passou a ser mais exigente e empresas tiveram de se adaptar para atender a essas exigências e oferecer uma experiência de compra significativa.
O processo de compra hoje tornou- se muito mais eficiente pela facilidade que os recursos tecnológicos oferecem e para conquistar ainda mais o público-alvo, benefícios foram aplicados ao consumidor: como o cashback e as tendências do varejo fornecem um relacionamento mais duradouro com o cliente?
No artigo de hoje você vai entender melhor sobre essas novas mudanças e como se beneficiar com os mecanismos de fidelidade oferecidos pelas empresas.
Como o cashback surgiu e como ganhou forças nos dias atuais
O conceito de cashback ganhou força em 1986, quando a Discover Financial Services, uma divisão do Morgan Stanley, lançou um cartão de crédito sem taxas anuais e um bônus de cashback em determinadas compras.
Avançando para 2021, os cashbacks são promovidos principalmente como um recurso de cartão de crédito em que o titular do cartão ganha uma porcentagem dos gastos elegíveis.
Isso geralmente é resgatado por meio de um depósito bancário, compensando o saldo do seu cartão de crédito ou um cartão-presente.
No entanto, a introdução do cashback agora é vista como uma forma de apoiar as lojas físicas e e-commerce e oferecerem aos consumidores algumas economias em suas compras regulares. Tem havido uma tendência crescente entre varejistas e consumidores, onde o primeiro obtém maior receita e o segundo alguma economia futura.
Ainda assim, algumas empresas para facilitar ainda mais a experiência de venda dos consumidores, passaram a oferecer cashback sem que dependam de um cartão de crédito, como é o caso do SolBank.
De acordo com Statista, a indústria global de cashback deve valer mais de US$ 200 bilhões por ano até 2024, com estatísticas mostrando que 46% dos participantes do cashback consideram isso um passo vital em suas decisões de compra.
Segundo essa pesquisa, os varejistas que incluem o cashback como um benefício aos seus clientes aumentaram sua receita até duas vezes e meia mais rápido do que os concorrentes que não os utilizam, gerando retornos 100-400% maiores para seus acionistas.
O benefício do cashback para empresas e consumidores
O cashback geralmente é uma ferramenta mais poderosa para gerar fidelidade e receita para lojas físicas e essas estratégias geram mais benefícios financeiros para os varejistas.
Os consumidores que recebem pagamentos de cashback não apenas têm maior probabilidade de comprar novamente da mesma empresa, mas, quando o fazem, é provável que aumentem o tamanho de suas compras futuras.
É provável que um cliente visite uma empresa de três a seis vezes por mês, dependendo dos serviços oferecidos e do dinheiro de volta fornecido.
Como o cashback incentiva os clientes a visitar uma loja com mais frequência para resgatar, com o tempo, ele se converte em vendas regulares e benefícios financeiros para os varejistas. Esta é a razão pela qual os varejistas estão interessados em oferecer maior porcentagem de cashbacks do que descontos.
Há também uma melhor retenção de clientes porque geralmente gera uma maior confiança entre os consumidores.
Isso incentiva as empresas a dar porcentagens de recompensa mais altas aos usuários, pois é mais provável que eles consigam um cliente recorrente.
Cashback e as tendências do varejo: como essa estratégia desempenha um papel crucial nas compras de comércio físico e online?
O cashback garante compras repetidas, fidelidade do cliente e satisfação do comprador a longo prazo .
Os clientes agora podem selecionar sites que oferecerão a eles mais oportunidades de economia, porque muitas empresas oferecem cashback. Dessa forma, os consumidores economizam seu dinheiro suado tomando boas decisões.
Além disso, os especialistas acreditam que receber o cashback pode fazer com que os clientes experimentem um estado passageiro.
Os consumidores os veem como atos de generosidade e respondem fazendo compras na empresa que oferece esse recurso. Os incentivos de cashback podem melhorar temporariamente a disposição de um cliente para gastar e fazer compras.
Com mais marcas competindo pela fidelidade do cliente, os programas cashback também oferecem um incentivo para os clientes.
Mas os clientes tendem a gostar mais de cashbacks que vão direto para sua conta do que de sistemas de recompensa por pontos, em que uma pequena porcentagem irrelevante do gasto é creditada na plataforma de viagens, por exemplo.
Com ofertas de cashback, você não precisa de descontos. Para o cliente, é efetivamente dinheiro grátis, em vez de oferecer 20% de desconto em seu estoque, eles oferecem até 5% de cashback.
Outro fator importante é durante as festas comemorativas. Devido aos incríveis descontos e vendas que as empresas de comércio eletrônico e físico oferecem durante a temporada de festas, um grande volume de pedidos é realizado.
Os consumidores antecipam ansiosamente esses momentos para completar todos os itens em suas listas de desejos, além de comprar o necessário. Durante esses descontos, os consumidores aproveitam grandes ofertas em eletrônicos, roupas e produtos cosméticos.
Empresas PME estão acompanhando a tendência
O mundo está atualmente no topo da escada empresarial. Como criar um site é mais simples do que iniciar um negócio físico, a maioria das PMEs (pequenas e médias empresas) em ascensão no setor de e-commerce tem presença na internet.
Ao estabelecer uma conexão com empresas de cashback, eles descobriram uma nova estratégia para promover seus negócios e aumentar o reconhecimento da marca. É uma maneira econômica e sem riscos de vender seus itens e apresentar seus negócios a um público mais amplo.
Plataformas online ou aplicativos tornaram-se mais populares à medida que o mundo se aproxima de se tornar totalmente digitalizado. Como a digitalização é a resposta, as PMEs e empresas de cashback podem se tornar grandes aliadas.
Conclusão
De fato, o cashback aumentou imensamente a retenção e aquisição de clientes desde a introdução da estratégia no varejo.
Quando se trata de aumentar e expandir rapidamente, o cashback tem consistentemente um bom desempenho ao longo do tempo para as empresas e permanece entre os métodos de ROI mais eficientes e lucrativos para empresas físicas ou online.
O fato é que manter os consumidores é mais barato do que encontrar novos clientes, e um programa como esse é um excelente método para alcançá-lo. Além disso, traz fidelidade ao cliente e expansão para o negócio.
Se você busca fornecer uma experiência de compra ao seu cliente saiba que no SolBank você e seu cliente saem ganhando com o cashback.
Nosso conceito é ajudar empresas e pessoas físicas a construírem um bom relacionamento entre empresa e cliente, e assim usufruem do lucro. Você como empresa pode oferecer em seu comércio varejista cashback nas compras que seus clientes realizarem com você.
Você escolhe quanto de cashback quer oferecer e todas as compras que seus clientes fizerem, ao efetuarem o pagamento via pix receberão na plataforma do SolBank seu dinheiro de volta.
É um jeito fácil de fidelizar o seu cliente e oferecer uma boa experiência de compra. Afinal, com o SolBank é muito mais fácil ganhar dinheiro com o seu negócio. Seja pequeno, médio ou grande empresa, todos saem ganhando!
Veja como o SolBank pode impactar positivamente nos seus negócios ao adotar o cashback na empresa e como pode crescer efetivamente gerando bons resultados, além de conquistar mais clientes para a sua empresa. Não perca mais tempo e faça hoje mesmo seu cadastro conosco.