O comportamento do consumidor mudou. Hoje em dia, é muito fácil notar que, para adquirir um produto ou serviço, existem algumas finalidades para ele querer fazer uma compra com uma empresa — independente do tamanho do negócio.
Para tornar a jornada de compra mais significativa, empresas estão fazendo a unificação do cashback e fidelização de clientes como estratégia para atrair e manter seus consumidores.
No artigo de hoje falaremos como as empresas estão atuando para conquistar o público fiel.
Como funciona o cashback?
A ideia de os clientes ganharem dinheiro enquanto fazem compras pode parecer estranha a princípio, mas a prática mostra que, se o incentivo de cashback for bem pensado e o público-alvo for bem direcionado, o cashback podem ser a maneira certa de reengajar os clientes, dando-lhes outro motivo para voltar à sua loja regularmente.
Cada vez que um cliente compra um produto ou serviço (logo gasta dinheiro), ele recebe uma pequena parte do dinheiro de volta. Veja como funciona:
Suponhamos que o cliente gaste R$ 50 em algum produto ou serviço e a loja parceira oferece um cashback de 3% na sua compra. Logo, o cliente recebe de volta R$ 1,50.

Assim, cada vez que o cliente comprar, mais cashback ele vai ganhar.
Por que os cashbacks funcionam?
Cashbacks funcionam bem em promoções ao consumidor por vários motivos. Em primeiro lugar, eles fornecem um benefício financeiro direto aos consumidores, tornando-os uma proposta atraente.
Os consumidores podem usar o reembolso para compensar o custo de sua compra, o que os incentiva a fazer uma compra em primeiro lugar. Em segundo lugar, os cashbacks são fáceis de entender e simples de usar.
O consumidor não precisa fazer malabarismos para receber seu cashback, o que torna a promoção mais atrativa. Em terceiro lugar, os cashbacks fornecem um benefício imediato aos consumidores, o que pode criar uma sensação de satisfação e gratificação. Isso pode ajudar a criar associações positivas com a marca e incentivar compras repetidas.
Emocionalmente e psicologicamente eficaz
Cashbacks também são emocionalmente e psicologicamente eficazes. Eles atraem o desejo dos consumidores por gratificação instantânea e fornecem uma sensação de recompensa por fazer uma compra.
Os cashbacks também podem criar um sentimento de lealdade à marca, pois os consumidores sentem que estão sendo recompensados por sua lealdade.
De acordo com um estudo da Yotpo, uma plataforma líder de marketing de comércio eletrônico, 30% dos consumidores dizem que são mais propensos a fazer uma compra se receberem um incentivo de reembolso.
Lealdade de cashback na perspectiva do cliente
Não é segredo que os clientes gostam de ser recompensados – é por isso que os programas de referência e fidelidade são tão populares; na verdade, é difícil encontrar uma grande loja online que não tenha nenhum programa de associação.
Teoricamente, as recompensas de cashback deveriam ser uma das favoritas dos clientes – afinal, quem não gostaria de ganhar dinheiro para fazer compras? E o melhor aspecto do cashback é a gratificação instantânea que ele traz – geralmente os clientes recebem seu dinheiro de volta imediatamente.
Por que as empresas lançam programas de fidelidade com cashback?
Incluir o cashback no plano de marketing da empresa é uma maneira perfeita de promover coisas novas, como um aplicativo móvel ou uma linha de produtos.
Como funciona? Por exemplo: uma empresa pode oferecer cashback apenas para aqueles clientes que fazem pedidos via aplicativo móvel, incentivando-os a baixar e experimentar o aplicativo.
Muitas marcas usaram com sucesso as promoções de cashback para impulsionar o engajamento e aumentar as vendas. Por exemplo, a Amazon oferece cashbacks por meio de um banco digital.
Outro exemplo é na locação de imóveis, o Airbnb oferece cashbacks para clientes que indicarem amigos ou familiares para usar a plataforma.
Desta forma, o cashback e fidelização do cliente andam em conjunto, mantendo os clientes fiéis à empresa, além de oferecer outros recursos como descontos e ofertas de promoção.
Conclusão
Os cashbacks são uma maneira eficaz de as marcas incentivarem os clientes a fazer compras e aumentar a fidelidade do cliente. Eles fornecem um benefício financeiro direto aos consumidores, são fáceis de entender e usar e proporcionam uma sensação imediata de satisfação.
Ao usar cashbacks em promoções, as marcas podem gerar engajamento, aumentar as vendas e criar associações positivas com sua marca.
Com o uso de tecnologias inovadoras, as marcas podem tornar as promoções de cashback ainda mais atraentes e envolventes para os clientes.
À medida que o mundo se torna mais digitalmente orientado, espera-se que o uso de cashback continue a crescer como uma estratégia de marketing popular e eficaz.
Portanto, com o SolBank você pode se cadastrar se tornar nosso parceiro para oferecer cashback aos seus clientes durante as compras e fornecerá uma boa experiência de venda e, consequentemente, permitirá criar a fidelização com o seu público.
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